PBH promove atividades culturais voltada para população em situação de rua
Fonte e ilustração: ASCOM/PBH
Para marcar a celebração do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – comemorado em 19 de agosto -, a Prefeitura de Belo Horizonte promove a partir desta terça-feira (8) o Vozes da Rua. A iniciativa, que tem o intuito de reconhecer e impulsionar a expressão artística e cultural desse público, vai realizar uma série de atividades como oficinas, sarau e exposição. A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura.
Estão previstas oficinas de bordado, capoeira e audiovisual. Um sarau promete criar um ambiente de partilha e expressão artística. A programação também contará com uma exposição no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde as obras de arte produzidas pelos participantes serão apresentadas ao público em geral. Também será realizada uma ação do “Zona Cultural”, na Praça da Estação, projeto que propõe à população da cidade diferentes possibilidades de vivenciar o espaço.
O objetivo do Vozes da Rua é dar visibilidade e valorizar a produção artística, cultural e identitária das pessoas em situação de rua, contribuindo para efetivar o direito à cidade e proporcionar um espaço de protagonismo e autonomia. Por meio dessa iniciativa, a PBH busca garantir visibilidade às diversas potencialidades das pessoas com trajetória de vida nas ruas, efetivando a articulação entre cultura e proteção social.
As atividades contam com realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.